global.stay-tuned

Carta Avaliação Diagnóstica - Fund I

Carta Avaliação Diagnóstica - Fund I


 São Paulo, 19 de agosto de 2020.

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

O processo de avaliação da aprendizagem é contínuo, realizado diariamente durante as aulas através de atividades, discussões, participações ativas, produções coletivas etc. Apesar de estarmos em um contexto de aulas remotas, essa ação tem sido realizada com a frequência que é esperada.

Porém, há uma outra dimensão avaliativa, tão importante quanto a avaliação contínua que, de forma mais abrangente, verifica as habilidades já adquiridas pelo aluno e permite a organização do ensino de modo que atenda às necessidades da comunidade escolar em questão. Tal dimensão é conhecida como “Avaliação Diagnóstica”, realizada todos os anos em nossas escolas. A avaliação diagnóstica não mensura a aprendizagem do aluno com atribuição de nota.

A ação avaliativa faz parte do processo ensino-aprendizagem e oferece feedback importante para os professores, os alunos, a equipe gestora e a família. Através desse processo, é possível que as conquistas acadêmicas sejam identificadas, as dificuldades sejam pontuadas e as estratégias sejam organizadas para garantir que a aprendizagem ocorra de modo significativo.

Diante disso, consideramos este momento como ideal para aplicarmos esse modelo aos nossos alunos, por isso, reservamos os dias - 25/08 - para a aplicação da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e - 26/08 - para a aplicação da avaliação diagnóstica de Matemática para todos os alunos do 2º ao 5º ano. Essa avaliação será realizada durante o período de aula online.

Na próxima semana, enviaremos todos os detalhes, mas estamos nos antecipando para que vocês se preparem e entendam o valor pedagógico de tal instrumento de verificação da aprendizagem.

É do nosso interesse utilizar práticas pedagógicas que garantam o crescimento de todos e essa avaliação poderá oferecer dados suficientes para os ajustes necessários. Por isso, contamos com o apoio de todos e a participação e comprometimento de nossos alunos.

Atenciosamente,      

 

Fabio Karru Romanelli - Diretor Escolar 

Elisabete Gimenez Repecka - Coordenadora Pedagógica

Renata Lara Novais - Orientadora Educacional